Os benefícios de prestar atenção em si mesmo.


Não me lembro a primeira vez que ouvi a palavra autoconhecimento,mas tenho certeza que o mergulho em mim mesma está acontecendo ha mais de três anos. Nesse tempo de alegrias e dores em meio as descobertas,posso dizer que  conheci uma parte significativa de mim.

Depois de uma vida inteira buscando atender as expectativas dos outros, tive a oportunidade de prestar atenção em mim e me questionar sobre quem eu era tirando tudo aquilo que fiz por influência.
Não nego que parte da influência que recebi foi positiva,mas,outras no entanto,foram negativas.

No início, não foi fácil reconhecer algumas tendências de personalidade, principalmente aquelas que não poderia mudar(apenas melhorar). Contudo, os aprendizados obtidos através das experiências  na jornada do autoconhecimento me ensinaram a:


Gentileza comigo mesma

Quando conhecia o lado ruim de alguém,tinha facilidade em perdoar,e ser gentil com a pessoa,porém o mesmo não acontecia quando o lado ruim era meu,quando a falha ou fracasso era meu. Por isso,praticar a gentileza comigo mudou meu modo de caminhar na vida. Aprendi a ter menos medo de cair,e principalmente de recomeçar.


Ser honesta com as pessoas mais próximas

Não sei se é uma característica de quem mergulha no autoconhecimento, mas, conhecer a mim mesma me trouxe uma necessidade absurda de conversar(confessar)o que eu sentia para as pessoas que eu confiava,e aqui grito um salve para a terapia e amigos de cabeça aberta que temos a felicidade de ter na vida. Esse tipo de honestidade costuma me libertar da auto sabotagem,da autocritica,e das suposições sem fundamento.


Correr atrás do que me faltava.

Muitas vezes, sentia inveja de pessoas que tinham a disposição física,a segurança, e o cuidado pessoal que eu não tinha,o que costumava me deixar em estado de angústia por vários dias, até que fui ajudada pela Joyce Coelho que abriu minha mente sobre ser responsável pela minha vida.
( Viva a internet e a oportunidade de conhecer tanta gente bacana! ♡ )
Correr atrás do que me faltava incluiu cultivar relacionamentos com pessoas que eu gostava, me organizar para cumprir as tarefas que eu me comprometia, e priorizar meu sono, minha alimentação, minha sanidade mental, e contriuições no meu ciclo familiar.



Consciência da imperfeição


Eu queria ser perfeita a todo custo e não percebia. Quando percebi,doeu,e vez ou outra ainda dói,porque de tanto buscar a perfeição,isso se tornou uma tendência de minha personalidade que eu convivo todos os dias.
A consciência foi o primeiro e importante passo,mas o segundo ainda julgo mais importante: o que eu faço depois que a consciência vem ?
Em três anos errei e acertei incontáveis vezes buscando responder essa pergunta,e embora pareça triste,penso que vou continuar minha vida errando e aprendendo buscando respondê-la. Para mim,o que conta é a leveza de saber que estou fazendo algo a respeito.



Prestar atenção em nós mesmos ensina-nos a aceitar melhor nossa jornada e a de outras pessoas, especialmente aquelas que vivem realidades semelhante as nossas. Porque no final de tudo,o que conta é sentir que estamos evoluindo e sendo melhores,para nós mesmos e para os outros.


Com amor,
Leide ♡




Comentários

Postagens mais visitadas