Cultivar uma agenda alinhada com seus valores.


Desde que li o livro Essencialismo passei a dizer não com mais facilidade. Confesso que no ínicio me sentia péssima por dizer não para alguns pedidos,mas  logo cheguei ao que hoje chamo de equilíbrio do meu essencial. Mas preciso confessar que no inicio errei ao aplicar alguns conceitos do essencialista na vida cotidiana.

Vou contar como...

O essencialista prega o conceito MENOS porém MELHOR.

Ele diz SIM para poucos convites,mas a esses poucos dá o seu melhor,seu melhor  tempo,sua melhor energia,sua máxima inteligência, em poucas palavras: Dá sua contribuição máxima no que se propôs fazer.Contudo,ele só faz com muito empenho,porque aquilo está alinhado com seus valores pessoais.

Demorei a entender isso na prática. Errei no começo,pois comecei a dizer não para quase todos os pedidos que chegavam até mim,confiante de que o objetivo do essencialista era ter tempo sobrando para fazer as coisas que gosta,esquecendo que o objetivo em dizer  não está em sobrar tempo para  dizer sim para pedidos que estejam alinhados com os valores e propósitos,pois,quando dedicamos tempo fazendo algo que acreditamos, contribuímos melhor com o mundo.

Isso é fantástico.
Compreender que devemos gastar nossa energia fazendo o que acreditamos e fazê-lo bem. Lembrando que a vida é orgânica e podemos acreditar em diferentes coisas ao longo da vida,mas que nessas coisas,devemos deixar nossa parcela de qualidade.

O desafio é identificar os pedidos que não tem a ver com nossos valores e ter coragem para nega-los com educação. Ou em primeira instância,dedicar tempo para descobri os valores e buscar desenvolve-los. E isso significa  que vamos ter que sair da nossa zona de conforto.

Comigo,aconteceu assim: Eu neguei vários pedidos e fiquei sem ter o que fazer. Comecei a me sentir estranha por ter tempo de sobra para fazer nada.
Foi então que descobri quais eram meus valores e comecei a fazer pequenas tarefas que me deixavam próxima delas.

Naturalmente,meus dias foram ganhando alegria,sentido e vitalidade. Aprendi que ter tempo sobrando pode ser trazer infelicidade quando não fazemos coisas que trazem propósito e sentido para a vida.


Para ficar mais fácil,vou dar um exemplo:

Um valor: 
  • Valorizar a família e amigos.
  • Envelhecer com vitalidade.
  • Ter saúde mental.
  • Ser alguém que soma na vida das pessoas.


Uma tarefa alinhada:
  • Uma vez na semana convidar algum amigo(a)para conversar.
  • Marcar um horário e visitar alguém da minha família.
  • Fazer pequenas caminhadas no bairro.
  • Ler livros  que ensinam coisas que tenho vontade de aprender.
  • Ir semanalmente ás programações da comunidade de fé para exercitar a comunhão e o aprendizado sobre princípios bíblicos.


E assim segue a lista...Buscado trazer meus valores( minha riqueza pessoal) para as atividades do meu dia. Dessa forma os dias tem sido de abundância.



Com amor,
Leide ♡

Comentários

Postagens mais visitadas