O malefício da vaidade.


Muitas pessoas acreditam que vaidade está apenas relacionada aos cuidados exagerados com o corpo.Mas  a verdade é que,ela é bem mais que isso.
A vaidade é qualquer comportamento baseado apenas na aparência,em outras palavras: ações egoístas e sem propósito. É quando importamos(de modo exagerado) em nós mesmos.

As maiores dificuldade da sociedade vem da vaidade. A vaidade de ser/ter/e fazer "enes"coisas.E nesse aspecto,não me entenda mal. Não é errado termos anseios, errado é quando o que buscamos não somatiza na vida de outros de alguma forma.

Pense em 2 bilhões de pessoas buscando coisas diferentes que só beneficiaria a elas mesmas.
De longe,vemos que isso não é benéfico.

Diante disto,passei a analisar várias ações minhas que eram extremamente vaidosas,buscando nelas um equilíbrio.


1°)  OFERECER UMA CONVERSA DE QUALIDADE

Há momentos em que estamos tão preocupados em dar conta dos nossos compromissos do dia que esquecemos de aproveitar as pequenas alegrias de um dia de trabalho,seja numa compra  conversando com alguém no mercado ou na padaria,conversando com os colegas nos intervalos da escola,ou em qualquer ambiente que passamos boa parte do precioso tempo.
Acontece de as vezes eu estarmos tão focados em "dar conta dos recados" que passamos dias sendo uma insensíveis com as outras vidas que estão a nossa volta.
Não perguntamos como a pessoa está ou não estamos dispostos a ouvir ,pois numa rasa convicção gente ocupada demais não tem tempo para ouvir problemas dos outros,esquecendo que um fardo compartilhado se torna bem mais possível de carregar do que quando se leva com outrem.
Buscar ouvir uma pessoa sem interromper, fazer perguntas profundas a respeito do que foi dito por ela,e olhar nos olhos invés de olhar para os lados enquanto o outro fala,é um tremendo presente nessa era onde todo mundo se distrai com facilidade.




2°) COMPARTILHAR APRENDIZADOS SEM MEDO DA OUTRA PESSOA SE DESTACAR MAIS QUE A GENTE.

Aprendi que algumas pessoas tem receio de ensinar o que sabe para outras pessoas porque sentem medo do outro se tornar melhor que ela,gerando assim uma mente armazenadora e uma pessoa sobrecarregada.
Concordo com a reflexão porque também á estive nesse posto de medo de esquecerem de mim uma vez que outros aprenderam a  fazer o que eu faço.
O pensamento foi confrontado quando compreendi que eu só iria deixar de ser útil se eu não me garantisse no que fazia,e eu sabia que era suficientemente dedicada.
Passei a olhar fora da caixinha e percebi que dar a outros a oportunidade de adquirir um conhecimento trás uma satisfação pessoal desmedida.


3°) OFERECER SERVIÇOS DE FORMA TOTALMENTE VOLUNTÁRIA.


Estar rodeada de pessoas que doadoras no serviço a outras pessoas me encoraja a oferecer ajuda que antes não oferecia por comodidade,e não sei se você já observou na expressão de alegria e gratidão de uma pessoa quando ajudada por alguém de modo voluntário,mas esse tipo de ação faz-nos ver que nascemos e nos realizamos quando contribuímos na vida do outro.


Ao final, percebemos que a vaidade só nos leva para uma jornada solitária e sem satisfação,porque tudo nela é passageira, ilusória e sem permanência. Por outro lado,ações anti-vaidade, nos leva para uma vida cheia de significado.




~ Leide ~








Comentários

Postagens mais visitadas