A gente sempre tem escolha, mesmo quando acha que não tem.


Essa semana li o livro Essencialismo,a disciplinada busca por menos e fiquei reflexiva sobre várias ações (muitas mesmo)que venho tendo nos últimos anos e meses.
Confesso que muita coisa que li no livro já tinha ouvido de outrém, mas nada substitui a leitura do livro por que cada base do Essencialismo é bem fundamentada.

Pra quem nunca leu, é bom ter o cuidado para não pensar que ser essencialista é só aprender a dizer não pra tudo e todos sem um propósito bem definido.
Vai muito,muito além disso.
Existe um porquê bem coerente para os nãos que aprenderemos a dar uma ve que decidimos viver como essencialistas.
Em poucas palavras eu diria: A gente só vai dizer não para coisas que não são essenciais para nós para que possamos usar nossa energia dando contribuição máxima no  essencial.

Hoje eu quero falar apenas de um dos aprendizados que o livro trás..

1- O essencialista escolhe ter escolha.


Acredito que existem momentos que sabemos e sentimos que precisamos fazer determinadas escolhas e outras que achamos que a situação não nos dá opções para escolher. E é aí que entra a visão essencialista ensinando que a gente escolhe sempre ter escolha,e que se não o fizermos,alguém as fará por nós.
Para mim,isso fez muito sentido.
Por exemplo:
Se pediram minha ajuda de última hora porque na equipe eu sou a única que não tem compromisso na data determinada,e eu faço parte da equipe, parece que eu não tenho outra escolha senão aceitar para ajudar e salvar a equipe..
MAS..
Escolher aceitar para a equipe não me ver com maus olhos já é uma escolha. Tanto quanto não me importar com a opinião de outros e dizer não porque eu queria tirar aquele dia pra mim,é outra escolha.

Dessa forma, a gente sempre tem escolha.

Eu tenho escolhido ter escolha sempre que algo está diante de mim demandando meu tempo,minha energia,porque perdi a conta das vezes que decidi algo sem pensar direito e depois me odiei por ter dito sim,e sentir que não podia mais voltar atrás.
Hoje preciso pensar bem antes de qualquer  resposta para não escolher muitas coisas que não são essenciais para minha vida.
Dessa forma,precisamos analisar direitinho os acontecimentos da nossa vida,porque sempre precisaremos fazer escolhas,e precisamos estar conscientes de tudo que gira em torno dela.



~Leide~




Comentários

Postagens mais visitadas